Recreação Magazine
                       Novembro de 2009  -  Número 02  -  Ano I

 







Clique na capa e

visite a edição de

Outubro

 

      

 

...

 

 

Maquiagem infantil, pintura de rosto, maquiagem facial, pintura infantil, maquiagem artística ... são muitos os nomes mas o importante é que é um trabalho artístico e que as crianças adoram!

Este mês temos a grande honra de ter em nossa revista o profissional Tinácio, um grande amigo, praticamente o responsável pela introdução desta atividade no Brasil.  Acompanhe a entrevista e o passo-a-passo de uma linda borboleta.  Conheça um pouco mais sobre este mágico mundo da maquiagem infantil.

 

   

   

Recreação Magazine: Olá Tinácio, é um imenso prazer para nós da Recreação Magazine podermos conversar com você e mostrar um pouco das suas idéias, sonhos e o seu trabalho aqui.

Recreação Magazine: Para começarmos nossa entrevista, gostaríamos de saber se você sempre trabalhou com crianças?

Tinácio: Comecei a trabalhar com crianças ainda criança, pois eu tinha 13 anos e o chefe escoteiro de minha cidade de Ituiutaba MG, me convidou para ser escoteiro, em 1968 haveria um acampamento em outra cidade no "Caça e Pesca" de Uberlândia MG.  Aí ele perguntou quem sabia cozinhar, eu na maior cara de pau disse que sabia, lógico cheguei em casa e disse para minha mãe me ensinar mais coisa que eu sabia, e fui para o tal acampamento. Ninguém morreu de fome! Foi ai que começou minha historia. Fui do escotismo 17 anos de minha vida. Com 15 anos o chefe me pediu para ir buscar uns chapéus em Rio Claro/SP, tive que sair de Ituiutaba passar por Barretos pegar um trem que eu nunca tinha visto na vida, de madrugada. Cheguei em Rio claro e voltei numa boa! Depois com 17 anos fui parar numa casa de uma tia minha e nunca mais parei, isso tudo sozinho! Depois em 1976 já estava em Brasília trabalhando com um irmão. Voltei ao movimento escoteiro. Quando conheci as colônias de férias, comecei a pesquisar  cada vez mais sobre crianças, fiz vários cursos no trato com crianças, atendente de creche, baby sister e tantos outros.

Recreação Magazine: Você praticamente introduziu este conceito de pintura artística de rosto no Brasil. Conte para nós como foi este começo.

Tinácio: Em 1984 sai do Brasil e fui parar na Guyana Francesa, lá vi crianças pintadas em uma feira de artesanato fiquei encantado com aquilo! Comprei um livro e pastas de palhaço Francesas e Alemãs, e voltei ao Brasil. Já em 1985 em outra colônia de ferias do DF, comecei a pintar crianças. Em 1987 nasceu o projeto sonhando com as crianças no parque da cidade Ana Lidia. Usei material que trouxe de fora e comprei algumas pastas aqui no Brasil mas em uma criança deu alergia então sai em busca de desenvolver uma tinta própria que uso até hoje, nunca mais tive problema com alergia em crianças, e olha que hoje são mais de 117 mil crianças pintadas! Já estive em vários países da America do Sul, França, Alemanha e Guyana Francesa.

Recreação Magazine: Quantas figuras diferentes você sabe e costuma fazer.  Como é o seu processo de criação de novas figuras?

Tinácio: Quando nasceu o projeto "Sonhando com as Crianças" sempre foi meu objetivo lembrar às crianças a respeito do meio ambiente, então me dediquei a pintar animais e tudo que se refere a natureza E mais o palhacinho, perrot e o índio, tudo com muito respeito e carinho para com a criança.

Recreação Magazine: Soubemos que você participou da gravação do último DVD da Xuxa.  Fale um pouco desta experiência e da grande amizade que vocês têm, e que já vem de longas datas.

Tinácio: A Xuxa é a pessoa mais importante nos últimos anos, além de ser uma pessoa iluminada! Já fiz vários DVDs para ela pintando as crianças, foi eu que pintei a barriga dela quando estava grávida, fiz festinha de aniversario da Sasha de 1 e 3 aninhos, fiz o último "Natal Mágico" que sai em novembro e já me convidaram para o próximo, o 10º, sobre bichos, que se grava em fevereiro. Ela é uma pessoa super especial e pelo o resto de minha vida vou carregar o seu X em meu coração, pela pessoa que ela é para as crianças, pelo respeito que ela tem pela diversidade e particularidade, que tem para com toda e qualquer criança! Conheço e participei de vários eventos com Xuxa e falo dela porque estive varias vezes com ela, vendo ela trabalhar, o quanto é dedicada essa pessoa para com as crianças e as pessoas que a rodeiam. Lembre-se  bem que trabalhei com todas as apresentadoras, tenho base para falar sobre a Xuxa e criança e vice versa!  Que Deus a proteja por muitos e muitos anos.

Recreação Magazine: O que você recomendaria para alguém que quer se especializar nesta arte? Quais as dicas?

Tinácio: Se você quer trabalhar com criança a primeira coisa é:  disciplina - toda criança gosta de disciplina. Na vida eu aprendi, se você não tiver disciplina, você vai se dar mal em todos os sentidos; carinho - gostar muito do contato com crianças, estar preparado para tudo, ser pai, mãe, babá, avô, tudo! Porque quando você está desenvolvendo um trabalho com uma criança tudo que ocorra com esta criança você será responsabilizado, tanto coisas boas como ruins, não é fácil!  Quem não gosta de criança, passe longe. Como todo e qualquer trabalho é precio muito amor naquilo que se propôs a fazer até por que as crianças te copiam o tempo todo. 
 

 

 

Conheça Melhor

 

Tinácio

 

Nome: Inácio Ferreira Dantas

Nascido em 31 de dezembro de 1952, em Carnaúba dos Dantas/RN, radicado em Ituiutaba/MG, sempre foi um amante do trabalho com crianças.  Passou pelo movimento escoteiro e procurou oportunidades de trabalho com oficinas infantis.

 

  

 

Coincidentemente entrou na Guiana Francesa no dia das crianças e lá adquiriu experiências no trabalho com crianças e pintura. Voltou ao Brasil depois de uma ano e meio e começou a trabalhar em prol de seu atelier. Em 1987 inicia efetivamente o trabalho de pintar os rostinhos das crianças e, a partir daí a realização do sonho toma forma.

Hoje Tinácio é um grande artista plástico, referência na área maquiagem artísitca (mais de 116 mil rostinhos pintados), idealizador do "Projeto Sonhando com as Crianças", produz sua própria tinta, publicou diversos livros sobre pintura facial, participou de programas de TV, cursos, congressos e muitos eventos.

Um exemplo de humildade e sucesso!

Parabéns Tinácio!

 

Fale com o Tinácio:

por email: tinaciodobrasil@yahoo.com.br

ou no Orkut:

Procure pro "Inácio Dantas" ou copie o link: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=

fpp&uid=14066726796479852491

Recreação Magazine:   Se alguém quiser aprender com você, como fazer? Você tem uma agenda de cursos ou um site onde as pessoas possam encontrar os cursos?

Tinácio:  Não só faço workshops e cursos de pintura, como agora vou ensinar as pessoas como fazerem suas próprias tintas! Em janeiro estarei formando as primeiras turmas em meu atelier em Aparecida de Goiânia, a Copa do mundo vai precisar de muita tinta antialérgica para fazer a festa, e todo mundo pode aprender com Tinacio a fazer essa tinta sem nenhum problema! É caro, porque na matéria prima temos também materiais importados. Quem quiser é só entrar em contato por meu email: tinaciodobrasil@yahoo.com.br.  Estarei em 11 a 24 de dezembro no Espaço Vera cruz em São Bernardo na feira de natal, vou fazer demonstração e fechar os cursos de janeiro  de como fazer sua própria tintinha, espero todos lá!

Recreação Magazine:  Conte um pouco sobre a tinta que você usa para pintar.  Pela internet andou uns boatos de que você não produzia mais esta tinta, isto é verdade?

Tinácio: Nunca parei de fabricar minhas tintas e estou ensinando a quem quer que seja a fabricar suas próprias tintas. Terei o maior prazer de ensinar afinal, foi Deus que me deu de presente e vou passar todas as dicas. Tem gente no Brasil usando de meu nome para dizer que tem a minha tinta! Minha tintinha é Ki-cheirinho, tem que ter meu nome, ok?

Recreação Magazine:  Você hoje já é um ícone quando se fala em pintura facial.  Mas quais são os planos para o futuro? Quais os sonhos que ainda não realizou?

Tinácio: Depois de criar essa história de pintar no Brasil lancei 5 DVDs, 7 livros e já tenho mais dois DVDs para entrar em estúdio, tenho mais de 150 matérias de revistas jornais, milhares de programas  de entrevistas, e quero lutar ainda mais por isto, para que meu trabalho nunca tenha sido em vão e que possa ajudar à criança no futuro, para que nós possamos ter pessoas mas conscientes quanto ao planeta que vivemos e que precisa urgentemente ser preservado.  

 

Recreação Magazine: Nós da Recreação Magazine gostaríamos muito de agradecer a participação do Tinácio e dizer que é uma honra muito grande sua presença em nossas páginas.  Para encerrar, gostariamos de nos despedir deixando uma grande abraço e nossos desejos de sucesso é paz, e pedir para que se despessa, deixando uma mensagem para nosso leitor.

 

Tinácio:  Minha mensagens a todas as crianças é uma mensagem que nasceu com meu primeiro livro, "enquanto houver criança, haverá sonhos, enquanto houver sonhos haverá esperança de um mundo melhor. A natureza é o manto sagrado que cobre a Terra e precisamos preservá-la  porque o futuro é das crianças!

 

Recreação Magazine:  Muito obrigado Tinácio, estamos felizes e honrados em recebê-lo aqui conosco... espero podermos combinar novos encontros em breve!

 
 
   

Acompanhe agora o passo a passo da  Borboleta Arco-Iris

Pintura - Tinácio     /     Modelo - Valquíria

   
1 - Pinte do cato dos olhos para cima em branco; 2 - Pinte de cima para baixo vermelho e laranja;
   
3 - De cima para baixo em amarelo e verde claro; 4 - Verde escuro de cima do nariz para baixo em azul escuro;
   
5 - De baixo para cima roxo; 6 - Contorno e brilho;

Pronto, uma linda borboleta para alegrar as crianças!

(Clique na imagem para ampliar)

   

 

Anuncie Aqui

 

DVD Coleção Rodas Cantadas

Se você trabalha com educação ou recreação, este é o material pedagógico que esperava.

Aprenda a trabalhar com rodas cantadas, com segurança e facilidade.

Letra, gestos e ritmo em um só lugar, agora ficou fácil aprender e ensinar rodas cantadas.

 

Compre seu DVD on-line

 

Uma realização do Centro de Estudos do Lazer, Educação, Integração, Recreação e Ócio - CELEIRO

 
a

Anuncie Aqui

 

 

Tintas Ki-cheirinho para maquiagem facial, do Tinácio

Encomendas por email

tinaciodobrasil@yahoo.com.br

 

a

Anuncie Aqui

 

 
 

Centro de Estudos do Lazer, Educação, Integração, Recreação e Ócio

Rua Joana Angélica, 254 - Barcelona  - São Caetano do Sul.  São Paulo - Brasil

CEP: 09551-050

projetoceleiro@projetoceleiro.com.br

Tel: +55  11  4221-4845

© COPYRIGHT 2009 ALL RIGHTS RESERVED - CAOVENIENCIA.COM.BR